Mamografia é um exame que utiliza raios-X, em baixa dosagem, para avaliar o tecido mamário.
Executam-se dois planos, para cada uma das mamas.
PreparaçãoNão é necessária preparação especial, no entanto, a examinada não deve utilizar cremes corporais, pós nem desodorizantes antes da execução do exame. Se estiver grávida não pode efetuar este exame.
Durante o exame o técnico de radiologia posiciona cada uma das mamas alternadamente no aparelho de mamografia que aplica alguma compressão na mama. A examinada poderá sentir desconforto, mas habitualmente não causa dor.
A compressão mamária é necessária para que o tecido mamário fique mais fino, permitindo reduzir a dose de raios-X, visualizar melhor as estruturas anatómicas e tornar mais fácil a identificação de eventuais lesões.
O exame é interpretado por um médico radiologista, que enquanto avalia as imagens. Este médico deve fazer palpação e uma ecografia mamária complementar.
A avaliação por mamografia permite efetuar rastreios, para diagnóstico precoce de lesões malignas de muito pequenas dimensões.
Existem vários protocolos de rastreio, para cada país e nas diversas organizações de saúde.
No entanto, é relativamente consensual que os exames de mamografia comecem a ser efetuados após os 40 anos, com uma periocidade de anual a bianual, consoante os programas de rastreio e o grau de risco da examinada